Mantissa Classificação e Degustação

VEJA EM DETALHES como funciona a classificação e degustação

Nesta etapa provamos o resultado de todo o trabalho na lavoura e no terreiro.

01

ANÁLISE E CLASSIFICAÇÃO

Todos os lotes são analisados fisicamente e sensorialmente pelos nossos Q-graders (classificador e degustador de café certificados pelo CQI – Coffee Quality Institute) de acordo com a metodologia SCA - Specialty Coffee Association, onde o café é classificado em uma escala de 0 a 100.

02

CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO

Esta nota pontua e avalia cada um das seguintes características: Fragrância & Aroma; Sabor; Finalização; Acidez; Corpo; Balanço; Uniformidade; Xícara limpa; Doçura; Geral.

CLASSIFICAÇÃO

CLASSIFICAÇÃO

No laboratório de qualidade da fazenda, os cafés são classificados e degustados seguindo todas as regras da metodologia: Torra: #65 a #55 (Sistema SCA-Agtron), descanso de torra: 8-24 horas, água: pH preferencialmente pouco   menor que 7.0; temperatura: 93°C(Ponto de primeira fervura); concentração: 10g por xícara de 165ml.

AVALIAÇÃO DO LOTE

AVALIAÇÃO DO LOTE

Com isso conseguimos avaliar cada lote produzido na fazenda ou por nossos parceiros. Podendo identificar e concluir sobre todos os processos desde a lavoura, pós-colheita e armazenagem.

CONFIRA OUTRAS ETAPAS Selecione a etapa desejada

O Plantio

Geralmente, são feitas aração e gradagem e, em seguida, o manuseio do solo para receber a planta. O plantio é feito no período de chuvas, pois o solo está úmido. Posteriormente são feitas a adubação e a calagem, dependendo da condição ambiental apresentada pelo solo.
Mantissa<em>O Plantio</em>
Uma das etapas fundamentais para garantir a excelência da bebida, é o plantio.

A Colheita

A colheita do café acontece em períodos programados, quando o fruto está maduro e todos seus açúcares já desenvolvidos, com mão-de-obra treinada e de forma criteriosa. A fazenda trabalha com colheita manual e mecanizada.
Mantissa<em> A Colheita </em>
Uma das principais etapas do processo do Café, é a Colheita. Ela interfere diretamente na qualidade do produto, pois deve ser realizada no momento em que o grão apresentar a maior uniformidade de maturação.

Secagem e Benefício

Cereja descascado, natural e lotes de cafés fermentados são alguns dos principais processos da fazenda.
Mantissa<em> Secagem e Benefício </em>
A Fazenda trabalha com diferentes processos de pós-colheita para atender as demandas dos mais exigentes clientes e necessidades do mercado.

Classificação e Degustação

Todos os lotes são analisados fisicamente e sensorialmente pelos nossos Q-graders de acordo com a metodologia SCA, onde o café é classificado em uma escala de 0 a 100.
Mantissa<em> Classificação e Degustação </em>
Nesta etapa provamos o resultado de todo o trabalho na lavoura e no terreiro.

Armazenagem e Comercialização

Seguindo com o mesmo cuidado e atenção aos detalhes, os lotes são armazenados em Big bags ou em sacaria de juta de 60 kgs.
Mantissa<em> Armazenagem e Comercialização </em>
Todos os cafés são devidamente separados por lotes e acompanhados da lavoura até a armazenagem, oferecendo rastreabilidade completa e informações detalhadas em todas as etapas.

Fale Conosco

Fale com nossa equipe e faça seu pedido.
Confirme corretamente que você não é um robô
CONTATOS

Email: contato@mantissacoffees.com.br
Phone: +55 35 3715-2773