Uma das etapas fundamentais para garantir a excelência da bebida, é o plantio. Aqui, na Fazenda Mantissa, temos o cuidado com a preparação do terreno para o recebimento das mudas. Geralmente, são feitas a aração e gradagem e, em seguida, o manuseio do solo para receber a planta. O plantio é feito no período de chuvas, pois o solo está úmido. Posteriormente são feitas a adubação e a calagem, dependendo da condição ambiental apresentada pelo solo.
Entre as técnicas aplicadas no cultivo do café, podemos mencionar a utilização de mudas enxertadas, o adensamento ou o menor espaço entre as plantas, a irrigação dos cafezais e o emprego das variedades precoces (menores e mais produtivas, garantindo que a primeira colheita seja feita um ano e meio depois de formada a lavoura).
As mudas são selecionadas de maneira criteriosa. Elas são colhidas, plantadas, mantidas em viveiros especiais, dando origem s mudas. Quando as mudas alcançam de 4 a 6 pares de folhas em seus galhos, elas são levadas para os solos que abrigarão o café. Cada pé de café é irrigado suprindo a necessidade decorrente das faltas de chuvas e secas prolongadas.
É comum a utilização de nutrientes para enriquecer o solo, como fertilizantes base de nitrogênio, fosfato e potássio. Para complementar, outros nutrientes como manganês, ferro, boro e zinco. Esses elementos são utilizados dependendo da natureza do solo e intensidade das chuvas, idade do cafeeiro e valor genético das plantas.
O adensamento permite plantar cerca de 10.000 mudas em 5 hectares. Com essa técnica a largura das ruas entre as fileiras é de, no máximo 3,5m e o espaçamento entre as plantas é menor (de 0,8 a 1 m). Dessa forma, conseguimos plantar uma quantidade expressiva de mudas.
A saber, a irrigação nos cafezais permite colheitas anuais e, não somente, uma a cada dois anos. Importante ressaltar que toda a água utilizada na irrigação deve ser analisada para que a qualidade seja comprovada. Cada pé de café deve ser irrigado conforme sua necessidade, devido a falta de chuvas, secas prolongadas e tipo de terrenos.
Entre picos, montanhas e morros, localiza-se a Fazenda Mantissa. Diante do solo acidentado, optamos pelo plantio em curvas de nível com a finalidade de conservar o solo de erosões, além de contribuir com o escoamento da água da chuva fazendo com que ela infiltre com maior facilidade na terra. Ainda, essa inclinação auxilia na conservação dos nutrientes, imprescindíveis para uma plantação bem sucedida.
Email: contato@mantissacoffees.com.br
Phone: +55 35 3715-2773